terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Projeto NATAL + Boxe

A nossa intenção é criar uma relação de maior intimidade do jogador com o jogo, no caso, o esporte. E uma boa maneira para isso é fazer com que o jogador seja responsável pelos seus golpes e que seja "punido" pelos que receber.No caso analizamos as possibilidades de um lutador ser alvejado por socos numa luta de boxe, e descobrimos que há 4 áreas de contato entre a luva e a cabeça do oponente referente aos respectivos golpes:

jab, direto,( frontais )

cruzados( laterais )

gancho( ascendente )

Por isso delimitamos 4 motores responsáveis pela simulação do impacto, um na testa(jab e direto), um em cada lateral do capacete( têmporas - cruzados ), e um no queixo( gancho)

O nosso jogo de boxe seria capaz de utilizar o processamento de dados e a capacidade de reconhecer e captar com precisão os movimentos do jogador que o projeto natal oferece. Com essa "habilidade" a força e o movimento exercidos pelo jogador em sua casa seriam transferidos para o jogo e interpretados de maneira mais fiel possível que se assemelhe aos movimentos que seriam aplicados numa luta real. Da mesma maneira a sua esquiva seria captada, fazendo do usuário novamente responsável pela sua capacidade de sobreviver às dificuldades implicadas na luta.

Haveria também a possibilidade de melhorar as suas habilidades como um pugilista, como se fosse um tutorial permanente na forma de um técnico ou treinador, pois com a precisa captação de movimentos o videogame seria capaz de avaliar a técnica empregada nos jabs, diretos etc. e ajudar o jogador a melhorar sua técnica, velocidade e reflexos.




quinta-feira, 1 de outubro de 2009



NVIDIA 3D VISION



É um dispositivo relativamente portátil indicado para o mercado caseiro que gera imagens estereoscópicas tridimencionais para o usuário do óculos.

COMO FUNCIONA ?

o hardware em conjunto com o software trabalham para gerar as imagens estereoscópicas tridimencionais que são enviadas diretamente do emissor IR para o óculos em tempo real, o que permite que o usuário assista filmes, veja imagens ou jogue jogos tanto de computador quanto de consoles. Os óculos em si são a parte mais importante do kit que é vendido pela Nvidia, ele é capa\z de bloquear ativamente os frames desejados para que o usuário veja os frames que criarão essa profundidade e vão gerar o efeito estereoscópico.



PORQUE ?

Bem, o proprio slogan da NVIDIA já diz tudo, " Você está cansado de viver num mundo 2D?". Apesar do realismo e da qualidade de imagem que hoje temos acesso com monitores e televisões full HD e de alta resolução o que vemos na tela não passa de uma simulação, uma ilusão de tridimencionalidade. O que esse dispositivo faz é aumentar essa ilusão, essa sensação de tridimencionalidade , o que aumenta enormemente a imersão do usuário no conteúdo, seja esse uma foto ou um jogo em tempo real.
Essa tecnologia chamou minha atenção porque realmente funciona da maneira como é descrita e ainda está no começando a ser difundida no mercado tecnológico, ou seja, ainda tem mais por vir.
Essa capacidade de "enganar" um sentido a ponto de fazer os olhos acreditarem ver algo realmente trdimencional na sua frente me deixou até emocionado, pois não passava de um sonho de criança, que agora se tornou realidade.

MODIFICAÇÕES ??

Certo, há algumas caracteristicas que infelizmente existem e desanimam. Primeiro por ser um dispositivo novo o seu custo é alto. E necessitamos também possuir um monitor ou televisor que trabalhe à 120 Hz, e esse tipo de monitor é raro no mercado, são poucas as marcas que já produzem monitores com essas especificações, o que aumenta ainda mais o seu custo.
A nvidia desenvolveu a tecnologia compativel apenas com os SO da Microsoft, pensando no final das contas, você gastará dinheiro com o computador + o KIT + o monitor + o SO proprietário, o preço já está muuuuuuuuuito acima do que o mercado brasileiro consegue absorver.

Eu mudaria algumas coisas nele, por exemplo:

-faria um kit que tivesse mais de 1 óculos, pois muita gente joga ou assiste filmes acompanhada de outra pessoa, e não dá pra assistir a imagem sem utilizar o dispositivo.
-faria um software de arquitetura aberta para a comunidade de programadores, isso desenvolveria e evoluiria a tecnologia muito mais rapidamente, manter ela fechada e presa à determinados sistemas operacionais acaba atrasando o seu desenvolvimento.

Esse é o Nvidia 3D vision, se algum felizardo teve a oportunidade de testa-lo deve ter tido uma ótima esxperiência.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

MINI PROJETORES!!!

Na GIZMODO GALLERY, de Nova Yorque , foi exposto essa semana o menor projetor portátil do mundo. Por 300 dólares vocÊ será dono do projetor que mais parece um controle remoto ( e ele vem com um ). O interessante desse projetor são as possibilidades de interação que esses projetores pode criar. Já estamos "acostumados" com a interação humana com projeções, imaginem as possibilidades que podem surgir se cada pessoa andar com um pequeno projetor desses. Seria divertido uma espécie de jogo capaz de trabalhar com as projeções de duas ou mais pessoas diferentes em uma superfície qualquer, ou quem sabe uma interação com telefone celular... as possibilidades são muitas, cabe a nós aproveita-las.

http://cache.gawker.com/assets/images/gizmodo/2008/11/Aiptek_PocketCinema_V10.jpg

Galeria de fotos : http://gizmodo.com/photogallery/aiptekprojectorreview/1004911852

domingo, 6 de setembro de 2009

http://www.youtube.com/watch?v=nBVOnT36Qw4

Reproduzindo sensações

A nossa imaginação é o limite na hora de imaginar maneiras diferentes de interagir com a máquina. Jogar um jogo de corrida ou de ação consegue transmitir a emoção do jogo atravéz da imagem e dos sons, alguns, seguindo essa tendência já conseguem utilizar alguns controles, mouses e até headsets que captam os movimentos dos jogadores para aumentar a sua capacidade de interagir com o jogo. A maioria com o objetivo de realmente melhorar a maneira como o jogador insere informação na máquina, mas também há aqueles que refletem movimentos ou ações no corpo do jogador. Começaram com os controles que vibram e reagem ao movimento do jogador e hoje encontramos exemplos como o famoso "Force Dynamics" que simula, até certo ponto, as intempéries de uma corrida real, no caso, a corrida do jogo. O futuro ? Eu imagino, e espero até simuladores de sensações, quem sabe até dor, seria engraçado , ou não, sentir como se realmente fossemos alvejados ou explodidos num jogo de tiro etc.